O que é a Creatina? Como tomar? Quais os benefícios?

O que é a Creatina?
A CREATINA é uma amina nitrogenada sintetizada nos rins, fígado e pâncreas, 95% da CREATINA produzida no corpo é transportada e armazenada no músculo esquelético. Em geral o corpo produz 1g de creatina por dia.
Quando consumir a Creatina?
Na literatura observa-se o potencial da CREATINA na força muscular, sobretudo em atividades de alta intensidade e curta duração, portanto ela é indicada para indivíduos que estão treinando e desejam o aumento de força e ganho de massa muscular, uma vez que o uso de CREATINA permite que o indivíduo levante mais peso e pratique um treino mais intenso.
A suplementação com CREATINA também beneficia indivíduos com perda de massa muscular, com baixa massa óssea e fraqueza muscular. Por esses motivos tem sido indicada não só para praticantes de atividade física mas também para idosos que são frequentemente acometidos pela Sarcopenia, que se refere a perda de força e fraqueza muscular e para pacientes com distrofia muscular.
Como tomar a Creatina?
A CREATINA deve ser ingerida regularmente todos os dias, em qualquer horário do dia.
A ingestão da CREATINA com algum carboidrato facilita a entrada nas células do tecido muscular porque estimula a produção de insulina, o que aumenta o transporte de creatina para dentro dos músculos.
Creatina tem efeitos colaterais?
Com relação aos efeitos colaterais, todos os estudos demonstraram que a suplementação com creatina não prejudica a função renal.
Colunista

Livia Soler
Atleta
Campeã Top Fit, Vice Sulamericana e Brasileira, Campeã Copa Vale do Paraíba.